Miguel Silva Gouveia é o mandatário na Madeira da candidatura de António José Seguro à Presidência da República.
Miguel Silva Gouveia (Funchal, 1976) é engenheiro eletrotécnico, formado pelo Instituto Superior Técnico, inscrito na Ordem dos Engenheiros como Engenheiro Sénior, com formação complementar em gestão (MBA curricular). Desenvolveu grande parte do seu percurso profissional na Empresa de Electricidade da Madeira, onde liderou equipas e projetos estruturantes de operação e modernização do sistema eletroprodutor regional, assumindo responsabilidades de elevada complexidade técnica, administrativa e financeira. Destaca-se a implementação de sistemas críticos de gestão e controlo da rede elétrica regional, bem como a coordenação de grandes obras de infraestruturas energéticas, com impacto direto no reforço da resiliência do sistema e na integração de energias renováveis na Região Autónoma da Madeira.
Entre 2014 e 2025 exerceu funções autárquicas no Município do Funchal, tendo sido Vereador Executivo, Vice-Presidente e Presidente da Câmara Municipal. Nesse período, pautou a sua ação por uma visão de rigor, sustentabilidade e proximidade, promovendo políticas de coesão social, reabilitação urbana, habitação, inovação e participação cívica. Impulsionou projetos estruturantes em áreas tão diversas como a gestão municipal, o ambiente, a água, os equipamentos culturais e a habitação, e, mais recentemente, assumiu um papel de oposição responsável, construtiva e fiscalizadora.
Com forte envolvimento cívico e associativo, é Sócio Fundador e Presidente da Associação do Caminho Real da Madeira e Presidente do Conselho Fiscal do Club Sport Marítimo. Mantém uma ligação constante à formação e à docência e é reconhecido pelo seu compromisso com o serviço público, a ética e o humanismo.
“Aceito ser mandatário na Madeira da candidatura presidencial de António José Seguro porque acredito que Portugal atravessa um momento em que precisa de serenidade, sentido de Estado e respeito profundo pela Constituição e pelas instituições democráticas. Vivemos tempos de ruído, crispação e desconfiança, num contexto internacional instável e exigente, em que o papel do Presidente da República é decisivo para garantir equilíbrio, unidade e confiança. António José Seguro reúne a experiência, a sensatez e a autoridade moral necessárias para ser um Presidente de todos os portugueses, exercendo o cargo com moderação, firmeza e profundo respeito democrático.
Para a Madeira, esta candidatura tem também um significado claro: a afirmação de uma visão de país que respeita e valoriza a Autonomia, reconhecendo que a força de Portugal reside na sua diversidade territorial e humana. Acredito que a Madeira deve estar no centro do projeto nacional e é com esse propósito que coloco o meu nome e o meu empenho ao serviço desta candidatura”, afirma Miguel Silva Gouveia.
